Objetivos

Encontro de estudiosos e pesquisadores

Proceder a realização de encontro dos estudiosos e pesquisadores para a geração e sistematização de conhecimento acadêmico sobre a inserção das linguagens artísticas no currículo da escola básica.

Evidenciar as artes na educação básica

Evidenciar as artes como campo de conhecimento significativo ressaltando a sua importância como componente curricular na educação básica.

Circulação e disseminação do conhecimento

Viabilizar a circulação e disseminação do conhecimento e a socialização de experiências exitosas no âmbito das artes no nível nacional e internacional procedendo o diálogo institucional e o registro digital da história local, nacional e internacional dessas experiências ressaltando o significado das mesmas e das revoluções e transformações concretizadas no âmbito dos contextos onde elas se inserem.

Rede colaborativa

Estruturar uma rede colaborativa de atuação para a produção criativa e colaborativa no campo da cultura e da educação privilegiando o ensino das artes, a mediação social, a inclusão e a diversidade.

Integração

Integrar os diversos atores educativos e culturais para o fortalecimento do ensino das artes.

O SIMPÓSIO

Qual a relação entre a educação e a cultura? O tema tem sido tratado de diversas formas por órgãos públicos e instituições em todo país.

Vamos mergulhar nesse universo de experiências, teorias, fazeres e saberes sobre essa discussão, tão rica e necessária no universo de formação da sensibilidade, postura ética e para o exercício pleno da cidadania dos estudantes.

São várias as experiências bem sucedidas que envolvem essa temática em todo o mundo. Por isso, o Simpósio convidou diversos e importantes profissionais da área para enriquecer o debate e traçar conosco possíveis caminhos para as instituições educacionais do Brasil.

Serão três dias de discussão, troca de saberes e vivência, contribuindo a formação de novas e mais completas formas de pensar a arte na educação básica. Vamos juntos?

Mobilização

Serão mobilizadas diversas Instituições, artistas, professores e pesquisadores das áreas das artes, gestores municipais e estaduais, entidades e organizações de artistas das distintas linguagens, coordenadores dos cursos de artes e de Pedagogia, mestres locais, alunos dos cursos de artes e da rede pública.

Abordagens

Alguns aspectos serão abordados nos diversos grupos de trabalho, incluindo:

  • a legislação específica e reformulações mais recentes; as diretrizes curriculares e o ensino das artes; as artes e a mediação social na sociedade democrática;
  • as artes e a qualificação dos mecanismos de inclusão educacional e social; as artes e a instrumentalização da profissionalização na educação básica e no ensino superior;
  • as experiências exitosas e inovadoras no campo das artes e da educação, registros da História da Educação na Bahia;
  • a formação dos educadores e as diversas dimensões das artes no sentido da sensibilização e instrumentalização dos variados processos socioeducativos.

REDE DE COLABORAÇÃO CRIATIVA

Todo conhecimento produzido durante o Simpósio será compartilhado através da uma rede colaborativa de produção criativa e através de arquivos técnicos e digitais.
CASULOS DE PRODUÇÃO COLABORATIVA
Nossa intenção é dar continuidade aos trabalhos iniciados durante o nosso evento. Para tanto, formaremos Casulos de Produção, que farão a articulação de, pelo menos, cinco escolas que irão concretizar todo conhecimento iniciado por aqui.
Cada Casulo contará com o suporte de uma instituição e de um técnico que será selecionado por nossa coordenação geral.
O processo será feito em Salvador, Vitória da Conquista e Barreiras, cidades onde é possível contar com todo o suporte da Universidade Federal da Bahia.
Nosso objetivo com esse trabalho é atingir todas as escolas culturais do estado e, posteriormente, expandi-lo para outros locais.