Chamada de Trabalhos

Grupos de Trabalho

A inscrição com apresentação de trabalho será feita vinculada a um Grupo de Trabalho (GT) de acordo com sua respectiva área temática, sendo isso definido pelos próprios autores, dentre os seguintes:

GT1 A construção do conhecimento artístico em suas várias modalidades na educação formal

Envolvendo as renflexões teóricase ações concretas do ensino das artes na educação infantil e no ensino fundamental e médio voltadas para a construção e desenvolvimento da sensibilidade e da ética nos processos educacionais. Incluem as reflexões sobre as características e princípios estabelecidos pela legislação e disposições complementares relativas ao posicionamento e importância do ensino das artes nos diversos níveis e instâncias de aprendizagem.

GT2 As artes como fator de mediação nas ações ou projetos sócio educativos

Os projetos e ações socioeducativas abrigados no GT devem estar voltados para a infância e a juventude no sentido da construção da cidadania.

GT3 As artes nos processos de inclusão educacional e social

Incluem as atividades de atendimento às diversidades culturais e a prática educativa que privilegiem as necessidades especiais dos educandos.

GT4 As artes e a instrumentalização na formação profissional do artista

Envolvem os projetos de ação na educação básica e superior especialmente aqueles vinculados a concretização das atividades culturais e artísticas .

GT5 A formação dos educadores nos diversos campos das artes

Envolvem as ações e projetos de formação no sentido da construção e desenvolvimento da sensibilidade e instrumentalização dos variados processos socioeducativos e a produção de competências criativas incluindo experiências de educação à distância.

GT6 Experiências inovadoras e exitosas no campo das artes e da arte educação

Envolvem ações para os diversos campos e níveis de ensino , as dimensões históricas e a sistematização de experiências exitosas incluindo a gestão das artes nas experiências sócio educativas e a criação de competências criativas também nas atividades de extensão universitária.Incluem as reflexões da instrumentalização das artes na inovação escolar e nos avanços nos processos de escolarização.

Normas

As normas para a apresentação dos trabalhos incluem os seguintes critérios:
Apresentações orais

Os resumos devem conter até 500 palavras e deverão incluir: Título, Autor e co autores, pelo menos três palavras-chave, relacionadas ao trabalho. O resumo deverá conter pelo menos objetivos, metodologia e conclusão.

O resumo deverá estar formatado conforme o seguinte: margens superior, inferior e laterais de 3,0cm; Título centralizado, em maiúscula; Fonte Arial, tamanho 12, espaçamento de 1,5; Alinhamento justificado.

A versão final do texto (10 a 15 páginas) em forma de artigo, correspondente ao resumo aprovado, deverá ser enviada posteriormente, até 31/10/2017, contendo título, autor e coautor, palavras chave, resumo, introdução, metodologia, conclusão e referências.

A revisão ortográfica do texto e a grafia dos nomes dos autores são de inteira responsabilidade dos mesmos, portanto não serão realizadas correções após submissão dos trabalhos. Nos certificados aparecerão os nomes dos autores conforme inscrição no sistema.

Na avaliação dos artigos (10 a 15 páginas) serão observados os seguintes aspectos:

Objetividade do título; adequação da introdução ao tema; originalidade, criatividade e relevância do trabalho; Coerência dos objetivos; literatura atualizada e adequadamente citada e referenciada; metodologia adequada e coerente com os objetivos; resultados, discussão e conclusão.

Os trabalhos selecionados serão apresentados oralmente pelos seus autores em dia, local e horário indicados pela Coordenação do evento.

A apresentação de cada trabalho terá a duração máxima de 15 minutos.

Serão disponibilizados computadores e projetores como recursos audiovisuais.

Minicursos e Oficinas

A inscrição com oferta de minicursos ou oficinas deve ser acompanhada de um programa resumido de até 500 palavras, indicando inclusive o espaço apropriado para a sua realização. 

Pôster

A inscrição com trabalhos na forma de pôster deverá ser acompanhada de um resumo de até 500 palavras, contendo os dados básicos do trabalho.

Os pôsteres ficarão expostos em data, local e horário previamente informados aos seus autores, os quais deverão permanecer junto ao trabalho no período de visitação.

As dimensões sugeridas para os trabalhos aprovados para apresentação em pôster são 120 X 90cm.

Os pôsteres serão fixados pelos autores em painéis apropriados, em dia, horário e local, indicados pela coordenação do evento, devendo ser retirados ao final do período indicado para a exposição. 

É de responsabilidade do autor do trabalho a fixação e retirada do seu pôster.

Exposições

Os trabalhos inscritos para a modalidade de exposição devem conter resumo de até 500 palavras indicando o tipo de espaço apropriado para a sua montagem e ficarão expostos em locais, dias e horários indicados pela secretaria do evento, sendo da responsabilidade do autor a distribuição dos objetos no espaço e a sua retirada após o período definido.

 

Como se inscrever

As inscrições de participantes com apresentação de trabalhos deverão ser efetuadas no período de 17 de julho até 31 de agosto de 2017. Poderão ser apresentados oralmente ou em Pôster trabalhos referentes a experiências em andamento, projetos em realização, trabalhos inéditos caracterizados como pesquisa original ou ações de extensão, elaborados em conformidade com as normas descritas nesta página. Cada autor poderá inscrever no máximo dois trabalhos. O número de autores por trabalho é ilimitado.