ESPETÁCULO DE DANÇA: Mulheres do Àse

04 dez 2017
19:30 - 20:30
Teatro Martim Gonçalves

ESPETÁCULO DE DANÇA: Mulheres do Àse

A performance-ritual “Mulheres do Àse”  aborda a vida das mulheres que atuam nas matrizes das religiões africanas e são símbolos de resistência, crença, fé, e àse, tanto no passado, quanto no presente e no futuro. A apresentação busca também expressar e reafirmar a relevância e o papel que essas mulheres têm na construção da cultura e da sociedade brasileira.

São utilizados elementos que representam a criação e recriação da vida, além de recursos que sugerem ao espectador uma tridimensionalidade de imagens simbólicas, percebidas na dualidade entre o Àse, e o
universo contemporâneo. A simbologia da dança de candomblé, os ícones de poder e proteção dessas mulheres interligadas, a música, imagem, história e poesia fazem parte do jogo performático, criando um ambiente ritualístico que se manifesta na plasticidade da cena e no corpo maduro das intérpretes.

“Mulheres do Àse” conta com os depoimentos em vídeo de Mãe Stella de Oxossi, Ebomi Nice de Yansa, Ebomi Vanda Machado, Makota Valdina,Ya Dagan Dinah, Mae Beata de Iemonja-iie Omiojuaro e as Irmãs da Irmandade da Boa Morte.

 

FICHA TÉCNICA

Direção geral, concepção e roteirização cênica: Edileusa Santos.
Interpretes-criadoras: Fátima Carvalho, Sueli Ramos, Tânia Bispo, Sandra Santana e Sonia Gonçalves.
Direção musical: Luciano Salvador Bahia, Gil Santiago e Alexandre Espinheira.
Músicos: Alexandre Espinheira, Gil Santiago, Sara Fernandes e João Victor.
Assistente de coreografia: Agatha Oliveira
Designer de luz: Irma Vidal
Assessoria artística: Hebe Alves
Apoio: Escola de Dança ufba
Realização: Pro Reitoria de Extensão- PROEXT UFBA